Nova realidade no
ensino de praticagem
Sobre a
praticagem


SOBRE A
PRATICAGEM

O Prático é um profissional autônomo que atua no auxílio ao comandante durante as manobras de atracação e desatracação do navio.
O Prático é o especialista na Zona de Praticagem onde ele atua, sendo um profissional extremamente especializado. Sua atuação aumenta a segurança do tráfego aquaviário, diminuindo o risco de acidentes e poluição marinha, preservando a vida humana no mar.
É uma das mais importantes profissões do país e também uma das mais cobiçadas, tanto pela remuneração quanto pela qualidade de vida que ela proporciona ao Prático e sua família.
Pré-requisitos para
se tornar um
Prático de Navios:



Ser maior de 18 anos e ter nível superior reconhecido pelo MEC em qualquer área
Ser aquaviário (convés ou máquinas) com nível igual ou superior à 4 ou pertencer ao grupo de amadores, com habilitação mínima na categoria mestre-amador
COMO SE TORNAR
UM PRÁTICO DE NAVIOS?

O primeiro passo é ser aprovado no PSCPP (Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático), conduzido pela Marinha do Brasil.
O PSCPP é composto pelas seguintes etapas:
1ª ETAPA: prova escrita;
2ª ETAPA: apresentação de documentos, seleção psicofísica e teste deficiência física;
3ª ETAPA: prova de títulos;
4ª ETAPA: prova prático-oral.
Os candidatos que forem aprovados nas 4 etapas, ingressam em um programa de qualificação com duração entre 12 e 18 meses, no qual realizam manobras supervisionadas de praticagem.

Confira os vídeos recomendados abaixo!

1º. Como se tornar um prático

2º. O que faz um prático

3º. Como tirar a carteira de Amador

4º. Bibliografia do último edital e atualizações