Nova Estratégia BZ
No início, nosso curso era
apenas presencial e, depois de
concluir as aulas, o aluno faria
suas revisões pela bibliografia e
pelos materiais em pdf usados
pelos professores.
Neste período, encontramos os primeiros obstáculos para o real aprendizado da matéria:
A matéria é muito específica e a bibliografia, constante; por isso, o estudo por apostilas ou resumos não é o melhor caminho;
O estudo da bibliografia sem auxílio prévio das aulas presenciais não é proveitoso.
Para compensar esse problema,
iniciamos nosso curso EAD com
aulas gravadas em estúdio
próprio com a tecnologia mais
interativa possível.
Assim nasceu o curso EAD da BZ, com mais de 260 horas de aulas gravadas, que além de apoiar os alunos também atingia o público que não podia vir para o RJ assistir aulas presenciais.
Neste momento percebemos um outro obstáculo para o curso:
Mesmo liberando as aulas online gravadas para os alunos, o tempo durante a semana não era suficiente para assistir o conteúdo e ler a bibliografia.
Chegamos, então, a um impasse em relação a um dos
pontos principais para o estudo do aluno (bem como
para quase tudo em nossa vida):
TEMPO
Muitas perguntas precisavam ser respondidas:
1 Qual o mínimo tempo disponível que o aluno deve ter durante o dia para estudar de modo que ele possa acompanhar o cronograma e chegar ao final do curso com a matéria bem assimilada?
2 Como melhorar a metodologia para evitar o desperdício de tempo do aluno?
3 De qual maneira a BZ poderia estar junto com o aluno o máximo de tempo possível para auxiliá-lo nessa jornada até seu objetivo final?
Com essas questões em mente, a partir do final de 2019, começamos e procurar novas opções tecnológicas que pudessem agregar mais às nossas aulas e à nossa metodologia.
Partimos das seguintes premissas:
1 Otimizar ao máximo do tempo do aluno: cronograma completo e detalhado do quê e quando estudar, além de opções de estudo para o aluno verificar qual se adequa melhor a sua realidade.
2 Sugerir 25h de estudo semanais: considerando no mínimo 3 horas de estudo diário de segunda a sexta e 5 horas diárias no final de semana.
3 Estimular os alunos a criar seus próprios resumos a partir das aulas gravadas, da bibliografia e do material em pdf.
4 Mesclar aulas gravadas e aulas transmitidas ao
vivo para que o aluno tenha interação
com o professor e com outros alunos
5 Fornecer revisões por meio de exercícios das matérias estudadas
durante o curso
6 Estar disponível para o aluno 7/24 SEMPRE!